terça-feira, 27 de outubro de 2009

B16 Pesquisa on-line de informação sobre investigação científica, obras e currículos de investigadores

a) - Portal da “Plataforma Nacional de Ciência e Tecnologia” – Plataforma DeGóis: http://www.degois.pt/

O que é, objectivos, quem organiza, gere e conteúdos

A Plataforma de Curricula DeGóis é um instrumento de recolha, disponibilização e análise da produção intelectual, científica e outras informações curriculares dos Investigadores Portugueses. Consiste num portal cujas principais funcionalidades são a gestão individual do curriculum por parte do utilizador, a consulta de indicadores e a visualização de curricula mediante pesquisas baseadas em critérios relacionados com o conteúdo do curriculum.

O sistema de gestão de curricula (curriculum DeGóis) permite ao investigador que regista o seu curriculum introduzir os seus dados pessoais, o seu endereço, tanto pessoal como institucional, a sua formação académica, as suas actividades profissionais, línguas faladas, prémios e títulos obtidos e linhas de investigação, bem como t odos os tipos de produção científica, e a descrição detalhada dos projectos de investigação em que esteve ou está envolvido. Permite também informar sobre orientações e participações em júris em que colaborou.

Na funcionalidade de visualização de curricula, disponivel neste site, é facultado ao utilizador, devidamente registado, um mecanismo de procura que permite seleccionar curricula por nome, instituição a que está ligado o dono do curriculum e por região. Escolhidos os critérios de procura, o sistema apresenta os curricula que satisfaçam o pedido, e estes podem ser consultados em forma de página html, onde se pode ver toda a informação inserida no curriculum.

Plataforma DeGóis é propriedade da FCT, organismo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que, através de um protocolo quadripartido entre a FCT, o Ministério da Ciência e Tecnologia Brasileiro, o laboratório Gávea do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho e o grupo Stela da Universidade Federal de Santa Catarina no Brasil, garante a manutenção dos princípios básicos da Plataforma DeGóis, e estabelece a forma jurídico-institucional com que o projecto será desenvolvido.

http://www.degois.pt/index.jsp?id=10

Perguntas frequentes
http://www.degois.pt/index.jsp?id=3
Redes
http://www.degois.pt/index.jsp?id=4


b) - Portal “ScienTI – Rede Internacional de Fontes de Informação e Conhecimento para a Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

http://www.scienti.net/php/index.php?lang=pt

O que é, objectivos, quem organiza, gere e conteúdos:

ScienTI é uma rede pública de fontes de informação e conhecimento que, com o objetivo de contribuir à gestão da atividade científica, tecnológica e de inovação, promove um espaço público e cooperativo de interação entre os atores dos sistemas e comunidades nacionais de ciência, tecnologia e inovação dos países membros.

Fontes de Informação da Rede
As fontes de informação incluem currículos, grupos de pesquisa, instituições e projetos. Todas são padronizadas com referenciais internacionais, de modo a assegurar a interoperabilidade na Internet.

Apoio à Gestão CT&I
A rede visa à identificação atualizada de recursos humanos qualificados, instituições e projetos de pesquisa para o desenvolvimento e avaliação de políticas e capacidades nacionais em CT&I, assim como promover programas de cooperação internacional.

Estrutura
A rede é a expressão da cooperação internacional entre os Organismos Nacionais de Ciência e Tecnologia (ONCYTs), Organismos Internacionais de Cooperação em Ciência e Tecnologia (OICYTs), Grupos de Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas de Informação e Conhecimento (GDIs) e Instituições Patrocinadoras (IPs).
http://www.scienti.net/php/level.php?lang=pt&component=19&item=1


c) - Portal “euroCRIS – Current Research Information Systems”

http://www.eurocris.org/

O que é, objectivos,
http://www.eurocris.org/public/about-eurocris/

Quem organiza
http://www.eurocris.org/public/about-eurocris/organisation/

Gere e conteúdos
http://www.eurocris.org/cerif/introduction/

Sem comentários:

Enviar um comentário