terça-feira, 13 de outubro de 2009

A2 Ética Na Investigação Científica

Ao se realizar uma investigação, é se exigido ao investigador o cumprimento de princípios éticos definidos nos códigos deontológicos de varias organizações.

Desta forma, o investigador deve garantir e manter a sua competência ao mais alto nível, reconhecendo os seus limites e realizando tarefas para as quais somente estiver preparado.

Outros princípios levam o investigador a informar, a respeitar e a garantir os direitos daqueles que participam de forma voluntária na sua tarefa..

O investigador tem também o dever de primar pela honestidade, estabelecer acordos de forma a serem explicitados as responsabilidades quer do investigador, quer de quem colabora antes de iniciar a investigação, de aceitar a decisão do voluntário/participante se este decidir desistir a meio do percurso e protegê-lo de quaisquer danos físicos, morais ou profissionais. O investigador tem também o dever de evitar qualquer forma de discriminação com base na idade, género, raça, nacionalidade, religião, orientação sexual e estado civil.

O investigador deve garantir a confidencialidade da informação que obtém, sendo que essa informação deve ser tratada com imparcialidade e isenta de distorções.

O investigador deve publicar os resultados da sua investigação, contribuindo assim para o avanço da ciência.

Desta forma, foram identificados alguns dos princípios éticos pelos quais um investigador se deve reger no desenvolvimento da sua actividade de investigação científica.

Bibliografia:
IEEE Code of EthicsAssociation of American Geographers - Statement on Professional EthicsAmerican Statistical Association - Ethical Guidelines for Statistical PracticeACM Code of Ethics and Professional ConductInternational Center for Information Ethic

Sem comentários:

Enviar um comentário