terça-feira, 13 de outubro de 2009

A1 As etapas do processo de investigação cientifica

O processo de investigação científica apresenta 3 fases (Ruptura, Construção e Verificação), que se subdividem em 7 etapas.

Ruptura:

Etapa 1 (Pergunta de Partida):
Dá origem ao início da investigação, em que o investigador procura explicar o melhor possível aquilo que pretende saber, compreender. Esta pergunta vai servir para dar um rumo à investigação.


Etapa 2 (Exploração):
Esta etapa consiste na exploração do assunto, e divide-se em duas partes: um trabalho de leitura e entrevistas. As leituras feitas pelo investigador servem para obter mais informação sobre as investigações já feitas, permitindo estar mais dentro do assunto e saber como se deve abordar um determinado assunto, enquanto que as entrevistas vão servir para complementar as informações anteriormente recolhidas pela sua leitura. Desta forma, auxilia o investigador a ter um contacto com a realidade a estudar e seus meios envolventes.

Etapa 3 (Problemática):
Esta etapa consiste em explorar o tema de partida, em que subdivide-se em várias fases, pois primeiro faz-se o balanço e são exploradas as entrevistas e leituras efectuadas, depois define-se uma problemática, por último explicita-se o quadro conceptual que caracteriza esta problemática.


Construção:

Etapa 4 (Construção do modelo de análise):
Esta etapa é composta por conceitos e hipóteses que formam um sistema estruturado e coerente.


Verificação:
Etapa 5 (Recolha de Informação):
Abrange o conjunto de operações através das quais o modelo de análise é exposto ao teste dos factos e confrontado com dados observáveis. Na recolha de informação não é apenas importante a tradução do conceito, mas também a obtenção dessas informações de uma forma que permita aplicar posteriormente o tratamento necessário à verificação das hipóteses.


Etapa 6 (A Análise da Informação):
A análise das informações é a etapa que trata a informação obtida na recolha da informação, para a apresentar de forma a permitir a comparação dos resultados recolhidos, consistindo na verificação empírica das hipóteses, na interpretação dos factos inesperados e revisão das hipóteses.


Etapa 7 (Conclusões):
Dá-se uma retrospectiva dos métodos de procedimento que foram usados, a apresentação dos resultados obtidos e considerações de ordem prática.

Publicação e Divulgação:Os resultados obtidos após o trabalho de investigação, devem ser publicados e divulgados nos meios apropriados e de acordo com as condições definidas, de preferência, no início do projecto de investigação que se segue.


Bibliografia
Quivy, R.; Campenhoudt - Manual de investigação em ciências sociais. Gradiva, Lisboa (5ª ed.).Caderno TICG – Vol. 2, Anexo 2.

Sem comentários:

Enviar um comentário