terça-feira, 20 de outubro de 2009

B4 Pesquisar os Recursos Disponíveis na B-On

O que é a b-on?

A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente nas instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de mais de 16.750 publicações científicas internacionais de 16 editoras, através de assinaturas negociadas a nível nacional com essas editoras.

A disponibilização dos textos integrais das primeiras 3.500 publicações, de 6 editoras, foi assegurada em Março de 2004. Em 2005 a biblioteca passou a disponibilizar os textos integrais de mais de 16.750 publicações.

http://www.b-on.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=116&Itemid=34&lang=pt


Missão da b-on:
A b-on tem como missão, garantir o acesso a um vasto número de publicações de natureza científica e serviços electrónicos à comunidade académica e científica nacional.

Objectivos da b-on:
• Promover o acesso electrónico a algumas das principais fontes internacionais de conhecimento;
• Desempenhar um papel activo e participativo na construção da Sociedade do Conhecimento;
• Dinamizar e estimular a comunidade para o consumo e produção de conteúdos científicos;
• Estimular a cooperação entre as entidades do sistema académico e científico nacional;
• Facilitar a gestão da informação sobre a produção científica nacional;
• Desenvolver competências-chave na gestão da informação e conhecimento;
• Racionalizar custos através de uma negociação centralizada com as editoras e demais fornecedores de conteúdos;
• Aumentar a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da actividade académica e investigação científica portuguesa, potenciando o seu uso e impacto na comunidade científica nacional e internacional;
• Ser referência no fornecimento de serviços electrónicos e produtos que respondam às necessidades dos vários grupos de utilizadores;
• Desenvolver e assegurar uma política de preservação de modo a garantir o acesso perpétuo das publicações que disponibiliza aos seus membros

http://www.b-on.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=115&Itemid=25&lang=pt


História da b-on:
Os primeiros passos relacionados com a Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), remontam a 1999, com a previsão, no Programa Operacional Ciência, Tecnologia, Inovação do Quadro Comunitário de Apoio III (2000-2006), da constituição de uma "Biblioteca Nacional de C & T em Rede". Em 2000, o então Observatório para a Ciência e Tecnologia (OCT) procedeu a um levantamento exaustivo das assinaturas de revistas científicas por todas as instituições de investigação e do ensino superior do país, com o objectivo de identificar as editoras prioritárias e preparar as negociações com as mesmas para assegurar o acesso livre ao texto integral de artigos científicos por investigadores, professores e estudantes de todas as instituições científicas e do ensino superior portuguesas.
A partir de 2001 o acesso à Web of Knowledge , através da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) com apoio financeiro do Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI), permitiu à comunidade científica e académica de todo o país aceder ao conteúdos das seguintes bases de dados referenciais: Web of Science, Current Contents, ISI Proceedings e ao Journal Citantion Reports, desde 1945. Estas bases possibilitaram, na altura, a pesquisa e o acesso a resumos de artigos de mais de 8.450 revistas científicas e a actas de cerca de 10.000 conferências indexadas em cada ano. Possibilitaram também o acesso a informação de citações de artigos e informação sobre o factor de impacto de revistas científicas.

Foram, também iniciadas em 2001 negociações com as principais editoras internacionais de revistas científicas online, com o objectivo de preparar a assinatura de contratos que permitissem o acesso, a nível nacional e através da Internet, ao texto integral dos artigos científicos, em condições financeiras adequadas, nomeadamente tendo em conta os custos de todas as assinaturas das correspondentes revistas que vinham sendo assegurados pelas instituições de ensino superior e I & D do país.

A UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, após a sua criação em finais de 2002 e enquanto organismo com responsabilidades de coordenação das políticas governamentais para a Sociedade da Informação e para a Inovação, assumiu desde logo como um dos seus objectivos a constituição de um Consórcio Nacional para a gestão da Biblioteca do Conhecimento Online. Neste sentido, e em articulação com o MCTES - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foi desencadeado um conjunto de acções no início de 2003, que conduziram à implementação do projecto b-on, o qual foi lançado em Abril de 2004 com 3.500 titúlos de seis editores. Por decisão governamental a gestão técnica e operacional da b-on ficou a cargo da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), que passou a ser responsável pela infra-estrutura tecnológica de suporte ao funcionamento da mesma, acompanhando os procedimentos necessários à actualização ou alteração dos conteúdos e outros serviços que facilitem o acesso à informação por parte dos utilizadores.

A partir de 2005 para além das editoras Elsevier, Wiley, Springer, Kluwer, IEEE e SAGE, disponíveis desde o início, a Biblioteca do Conhecimento Online passou a garantir o acesso mais editoras: Annual Reviews, Association for Computing Machinery, Institute of Physics, American Institute of Physics, Royal Society of Chemistry, American Chemical Society, Society for Industrial and Applied Mathematics, Taylor & Francis, Zentrallblat. Passou igualmente a subscrver duas bases de dados em texto integral através da Ebsco: a Academic Search Premier e a Business Source Premier.


Em 2006, UMIC promoveu uma alteração profunda do modelo de financiamento e disponibilização da b-on, ano em que se procedeu à negociação de novos contratos com as editoras internacionais para o período 2007-2009. O modelo anterior assentava na divisão dos custos pelo “consórcio” das instituições utilizadoras públicas e privadas, principalmente universidades de acordo com critérios de imputação relativos à dimensão destas instituições, embora para o período 2004-2006 tivesse ficado assegurada a compartecipação de um pouco mais de metade dos custos totais por FEDER do Quadro Comunitário de Apoio III, através do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC), o que permitia que cada instituição pagasse nesse período um pouco menos de metade dos custos que lhe correspondiam.

O novo modelo de financiamento, em vigor desde 2007, envolve o financiamento público central dos custos imputados a instituições públicas do ensino superior e de investigação científica e tecnológica, a partir do orçamento da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP , da ordem de 14 milhões de euros em 2008, neste ano ainda comparticipados pelo FEDER do POSC.

O modelo de financiamento ficou simplicíssimo ao mesmo tempo que eliminou os problemas do modelo anterior. De um dia para o outro desapareceram as tendências de fragmentação, reduziram-se os custos públicos administrativos e de cobrança, desapareceram as tendências de conflitualidade que vinham a despontar no “consórcio” de utilizadores. Como benefício adicional, praticamente sem aumento de custos para o país, foi possível assegurar o acesso universal à colecção completa da Biblioteca do Conhecimento Online a todas as instituições públicas do ensino superior e a todos os Laboratórios do Estado e unidades de investigação aprovadas pelo sistema de avaliação internacional da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, quando anteriormente alguns institutos politécnicos públicos, Laboratórios do Estado e unidades de investigação não tinham acesso a esta biblioteca.

Um outro aspecto organizacional resolvido em 2007 foi a unificação da gestão da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) com a da Web of Knowlege, que até à altura era gerida pelo OCES – Observatório da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, ficando ambas na FCCN e sob a responsabilidade e com o financiamento da UMIC, com vantagens administrativas e económicas evidentes.
Também em 2007, a b-on passou a disponibilizar conteúdos em regime de S-S – Some for Some – apenas para as instituições que quiseram e sem qualquer co-financiamento, sendo cinco as editoras neste novo regime de licenciamento: Blackwell; Cambridge University Press; Nature; Science e Oxford University Press.

Em 2007, o número de artigos descarregados por utilizadores desta biblioteca foi de 4,2 milhões, quando em 2006 tinha sido 3,6 milhões, em 2005 3,4 milhões e em 2004 2,1 milhões, números que ilustram uma utilização muito elevada.

http://www.b-on.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=114&Itemid=26&lang=pt

b-on Parcerias:
A b-on é, através da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), associada de várias organizações nacionais e internacionais. A USE.pt - Utilizadores de Sistemas Ex-Libris em Portugal - procura promover a cooperação e a partilha de informação entre os utilizadores do sistema de gestão de bibliotecas ALEPH em Portugal e fomentar o seu desenvolvimento como resposta às facilidades criadas pelas novas tecnologias de informação e às novas formas de organização e funcionamento dos serviços de biblioteca.
O COUNTER - Counting Online Usage of NeTworked Electronic Resources - é uma organização que define protocolos e standards para a medição consistente e normalizada da utilização de recursos electrónicos.
O ICOLC - International Coalition of Library Consortia - é um consórcio internacional de consórcios de bibliotecas que tem como objectivo servir instituições de ensino superior proporcionando aos seus membros a discussão e colaboração em assuntos de interesse comum.
O SELL - Southern European Libraries Link – é uma estrutura não formal, que representa os principais Consórcios de Bibliotecas Electrónicas dos países do Sul da Europa.
O IGeLU - The International Group of Ex Libris Users - é um grupo informal de utilizadores pertencentes a bibliotecas ou outras organizações que implementem os produtos de software SFX e/ou Metalib fornecidos pela Ex-Libris. Constituido em Julho de 2002, o SMUG promove a comunicação e cooperação entre implementadores de SFX e Metalib no sentido de aumentar a consciência junto dos mesmos das questões relacionados com aquelas duas ferramentas. Proporciona também um mecanismo de representação dos interesses dos utilizadores de SFX e Metalib como um todo junto dos fornecedores de software e de conteúdos.

http://www.b-on.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=117&Itemid=27&lang=pt


Membros da b-on:
• Instituições de Ensino Superior;

• Laboratórios Associados;

• Laboratórios de Estado;

• Instituições Admin. Pública;

• Inst. privadas s/ fins lucrativos;

• Instituições Hospitalares.

http://www.b-on.pt/index.php?option=com_content&view=section&id=8&Itemid=28&lang=pt

b-on Adesão:
Requisitos
Procedimentos
Custos

Guia do utilizador:
http://www.b-on.pt/downloads/Ajuda/guia_utilizador_2008.pdf

Apresentação em PowerPoint sobre como iniciar uma pesquisa em bases de dados em formato digital:
http://www.b-on.pt/dmdocuments/Iniciar_Pesquisas.ppt

Apresentação em PowerPoint sobre as pesquisas e funcionalidades do Portal b-on:
http://www.b-on.pt/dmdocuments/Portal_b_on.ppt

Sem comentários:

Enviar um comentário